Pular para o conteúdo principal

Cidades Baianas









Fátima (Bahia)

Fátima é um município brasileiro do estado da Bahia. Localiza-se a uma latitude 10º36'00" sul e a uma longitude 38º13'00"oeste, estando a uma altitude de 100 metros. Sua população estimada em 2013 era de 18.524 habitantes. Fica situada no agreste baiano, região de transição da zona da mata para o sertão, sendo que como organização política faz parte do seme-árido II.

 Fonte:www.wikipedia.org
Imagens da Internet




Conceição do Jacuípe

Conceição do Jacuípe é um município brasileiro do estado da Bahia conhecido também comoBerimbau,desmembrado do município de Santo Amaro da Purificação, localizado na Região Metropolitana de Feira de Santana. Sua população está em 32.761 habitantes segundo a estimativa do IBGE em 2013, sendo o quarto mais populoso da RMFS. O município é conhecido por ser um dos maiores centros das festas de São João da Bahia.

História


O povoamento de seu território teve início no século XVII, por portugueses que ali se estabeleceram, instalando engenhos e desenvolvendo a cultura da cana-de-açúcar. Em 1898, com a instalação de uma casa comercial, formou-se o arraial de Baixa do Jacuípe. Conceição do Jacuípe é "batizada" como Berimbau devido à feirinha surgida em 1914, que servia para a comercialização de pequenos produtos, sendo visitada por violeiros, pandeiristas e tocadores de berimbau, surgindo entre eles um que fez trova cujo final falava na Feira de Berimbau. Deste acontecimento surgiu o segundo nome do local - Feira de Berimbau. Em 30 de dezembro de 1953, foi assinada a Lei nº 628, que transformou o povoado de Berimbau em Vila de Conceição do Jacuípe subordinado ao município de Santo Amaro. O topônimo originou-se da adoção da santa padroeira, Nossa Senhora da Conceição e do nome do Rio Jacuípe. Em 20 de outubro de 1961, o então Governador Juracy Montenegro Magalhães assinou a Lei nº 1531 que criou o município de Conceição de Jacuípe desmembrando do município de Santo Amaro.



Cultura


cultura local da cidade está basicamente ligada ao seu próprio apelido o Berimbau e o Samba de Roda , com o grupos Raízes da Pindoba.





Fonte:www.wikipedia.org
Imagens da Internet






Barreiras


Barreiras é um município brasileiro do estado da Bahia. Sendo o décimo segundo mais populoso deste Estado, com uma população de 150 896 habitantes, possuindo uma área de 7 859,225 km². A cidade é cortada pelo Rio Grande, principal afluente da margem esquerda do Rio São Francisco e é atravessada por três rodovias federais, situando-se na região oeste do estado.

A cidade é um importante polo agropecuário e o principal centro urbano, político, educacional, tecnológico, econômico, turístico e cultural da região oeste da Bahia. Barreiras junto as suas cidades circunvizinhas compõe a maior região agrícola do nordeste, além da agricultura irrigada familiar presente no município, com destaque para a produção de frutas. Além dessas potencialidades, pode-se perceber também intensa atividade comercial abastecendo toda região num raio de 300 km. Hoje, por força de seu grande desempenho nos setores do comércio e da prestação de serviços, Barreiras ocupa a posição entre os maiores centros econômicos e populacional do estado e o principal da região nacionalmente conhecida pela força de seuagronegócio.

Nesse contexto de cidade polo regional, Barreiras cada vez mais tem se fortalecido economicamente dado ao seu desenvolvimento em segmentos e setores diversificados dando-lhe um ritmo de desenvolvimento mais acentuado, sustentável e seguro, com fornecimento de serviços diversos ( com destaque na educação e saúde), comércio pujante e agronegócio, forte incremento imobiliário e em construção civil, entre outros segmentos que complementam entre si.

Recentemente, foi divulgado o ranking dos Municípios quanto ao seu IDH-M (Índice de Desenvolvimento Humano dos Municípios) e Barreiras detêm o terceiro lugar dos Municípios da Bahia com 0,721, e sendo o primeiro do interior estando atrás apenas de Salvador e Lauro de Freitas.

História

Na época da chegada dos colonizadores europeus ao Brasil (século XVI), a porção central do país era ocupada por indígenasdo tronco linguístico macro-jê, como os acroás, os xacriabás, os xavantes, os caiapós, os javaés etc.

Economia


Agropecuária


Barreiras se destaca no Agronegócio nacional como grande produtora de algodão plantando 34.491 ha, com 40.291 ha e soja com  128.110 há em um total de 202.892 mil ha conforme dados da AIBA 2012. No que se refere á área irrigada possui 301 pivôs implantados em 33.500 há. É importante ressaltar, possui grande potencial de expansão da área agricultável, pois do total de 789.524 há, se utiliza apenas 34 % dessa área  ainda tendo muito que crescer de forma sustentável e ambientalmente correta na Agricultura e Pecuária.

Apenas como dado comparativo para identificar a sua forte contribuição no Agronegócio, a cidade de Luis Eduardo Magalhães(Ex distrito de Barreiras, Mimoso do Oeste) que se destaca como grande produtora agrícola produz 12.446 há de algodão, 26.944  de milho e 145.705 há de soja e possui 130 pivôs implantados em 14.910 há,  ambas as Cidades com média de produtividade por hectare quase idêntico. Desta feita igualmente com Luis Eduardo, Formosa do Rio Preto, São Desidério, Correntina, Riachão das Neves e outros Municípios do Oeste, Barreiras contribui fortemente para o fortalecimento do Agronegócio na Bahia e Brasil e o seu diferencial para as demais reside na sua localização geográfica privilegiada que a torna centro urbano convergente e de abastecimento regional até mesmo do Sul do Piauí.
Há uma previsão de grande incremento no agronegócio em Barreiras, dado ao interesse de grupos para investimentos na indústria têxtil e confecções, bem como esmagamento de soja e aumento considerável de extensão de suas áreas agricultáveis.
Na pecuária, o incremento e investimento em tecnologia é fato público e notório, não somente no cerrado (na localidade de Placas, por exemplo, que pertence a Barreiras) mas, também, notadamente na região do vale onde surgem novas propriedade rurais,  inclusive com investimentos de grandes grupos  que  estão influenciando positivamente pequenos e médios pecuaristas  a investirem em aprimoramentos tecnológicos sustentáveis o que tem refletido na qualidade e capacidade produtiva de arrobas de carne por hectare, sem falar nos investimentos em genética de ponta em reprodução bovina.
Outro diferencial que destaca Barreiras é que, além de um cerrado altamente produtivo, também possui um vale com grande potencial para a pequena agricultura, psicultura e pecuária de corte e leite, bem servido de mananciais de água e clima apropriado
Brasão de Barreiras
Brasão
Bandeira de Barreiras
Bandeira
De: Quijingue, BA Para: Barreiras - BA
Distância entre Quijingue e Barreiras

                  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Linhas de ônibus Santana muda Horários

A Linha de Ônibus Santana que roda para o Município de Quijingue teve algumas mudanças de horários de sua linha,para saber mais informações entre em contato.

Maceté celebra os 121 anos do fogo do Viana

A comunidade de Maceté celebrou no último final de semana os 121 anos da passagem de Antonio Conselheiro e seus seguidores pelo povoado, localizado no município de Quijingue-BA, distante 333km de Salvador. Em 1893, nessa  pequena vila , ocorreu um dos primeiros conflitos entre Conselheiristas e Oficiais do Governo, que culminou na Guerra de Canudos e ficou conhecido como: "O Fogo de Maceté", ou "O fogo do Viana", como descrevem diversos autores que tratam do tema, é um dos acontecimentos mais importantes da história de Quijingue, da Bahia e do Brasil. O episódio em Maceté é citado no cinema, na música, nas  artes plásticas  e na literatura em diversos escritos, entre eles o clássico os Sertões, do escritor Euclides da Cunha, que trata da Guerra de Canudos. Para relembrar esta data histórica, e buscando o fortalecimento da memória histórica do povo sertanejo a Prefeitura de Quijingue e o coletivo Municipal de Jovens de Maceté, com apoio da Escola Franc

IV Cavalgada dos Amigos de Quijingue se consagra entre as maiores do Território do Sisal

Quijingue faz limite com os municípios de Euclides de Cunha, Tucano, Cansanção, Araci, Monte Santo e Banzaê. O acesso se dá através da BA 381 que é ligada a BR 116. Foi realizada na tarde de domingo, dia 11/01, a IV Cavalgada dos Amigos na cidade de Quijingue-BA, município localizado no Território do Sisal onde reuniu segundo a organização mais de 500 cavaleiros e amazonas de diversas cidades da região. Clemilton satisfeito pelo sucesso da IV edição e disse que já pensa na quinta. O evento criado pelo empresário Clemilton Cavalcanti natural da região mas que mora em São Paulo, foi realizado pela primeira vez em 2012 e a cada ano tem ganhado maior destaque, a novidade este ano foi a criação da Associação de Vaqueiros de Quijingue que contribuiu e muito para o sucesso da festa. De acordo com Clemilton conhecido por “Peixe”, a festa foi um grande sucesso e disse ter ficado satisfeito,” nossa região é muito sofrida pela estiagem que traz sempre muito prejuízo aos produtores,