Pular para o conteúdo principal

Quijingue: população ocupa câmara de vereadores e exige aprovação de Projeto


Fonte:Quijingue.com
Vereadores precisaram de escolta policial para deixar o local 



Moradores do distrito de Algodões, no município de Quijingue-Bahia, à 333km de Salvador, ocuparam a câmara de vereadores da cidade durante sessão na tarde desta terça-feira (17). Os manifestantes exigiam a aprovação de uma Lei Autorizativa para doação de um terreno no município, para a construção de 100 casas do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) do Governo Federal.

O município de Quijingue foi contemplado com projeto de moradia que prevê a construção de 100 casas em Algodões, completas com rede de esgoto e pavimentação, pelo programa MCMV. Ano passado, apenas 6 cidades na Bahia foram contempladas com este projeto, restando ao município de Quijingue apenas realizar a doação do terreno como contrapartida do programa. O poder executivo municipal enviou em dezembro de 2014 projeto da Lei Autorizativa para doação de terreno onde seriam construídas as casas mas, até então, o projeto enfrenta resistência dentro da casa legislativa que é presidida pelo vereador Washington Góis (PRB), que faz oposição ao atual prefeito.



Com a alegação da necessidade de se averiguar com cautela o projeto enviado em caráter de urgência pelo gestor municipal e confirmar a idoneidade da empresa responsável pela construção das casas, os vereadores de oposição emperraram a tramitação do projeto por quase 3 meses, deixando transparecer motivações políticas no travamento da pauta, pondo em risco a implantação deste programa que beneficiará 100 famílias na localidade.


Centenas de pessoas compareceram à sessão desta terça para apoiar as famílias beneficiadas pelo programa, lotando a câmara de vereadores. A Polícia Militar foi chamada para conter os excessos, mas o clima esquentou mesmo quando o presidente da casa, vereador Washington, informou que somente tinha lido o projeto naquele momento e que não poderia colocar em votação pois o mesmo precisaria ser submetido às comissões da casa. O vereador Líder do governo, Reginaldo Cavalcante (PT), criticou o presidente afirmando que o projeto tinha sido encaminhado pelo prefeito Almiro Costa Abreu Filho (Almirinho) em dezembro de 2014, portanto, segundo o edil, houve tempo mais que suficiente para apreciação do projeto pela casa legislativa.


Desconfiados de que poderia se tratar de uma possível manobra da oposição para protelar ainda mais a votação, os manifestantes que estavam do lado de fora da Câmara se revoltaram e entraram com apitaços, faixas e cartazes, gritando: “queremos nossas casas!”. Neste momento o vereador Washington anunciou suspensão da sessão por 15 minutos e a situação só piorou. Após alguns instantes o vereador retornou e conseguiu irritar ainda mais os manifestantes quando anunciou que a sessão estava encerrada.

A população se juntou em frente a Câmara Municipal e a PM precisou solicitar reforço policial do município vizinho de Euclides da Cunha para escoltar os vereadores da bancada de oposição. Na saída, quando se dirigia para o veículo da Polícia Militar o vereador Washington foi atingido por alguns ovos arremessados da multidão.

Os moradores de Algodões confirmaram presença na próxima Sessão da Câmara, prevista para terça-feira (24/03).








Vídeo acista:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Linhas de ônibus Santana muda Horários

A Linha de Ônibus Santana que roda para o Município de Quijingue teve algumas mudanças de horários de sua linha,para saber mais informações entre em contato.

Maceté celebra os 121 anos do fogo do Viana

A comunidade de Maceté celebrou no último final de semana os 121 anos da passagem de Antonio Conselheiro e seus seguidores pelo povoado, localizado no município de Quijingue-BA, distante 333km de Salvador. Em 1893, nessa  pequena vila , ocorreu um dos primeiros conflitos entre Conselheiristas e Oficiais do Governo, que culminou na Guerra de Canudos e ficou conhecido como: "O Fogo de Maceté", ou "O fogo do Viana", como descrevem diversos autores que tratam do tema, é um dos acontecimentos mais importantes da história de Quijingue, da Bahia e do Brasil. O episódio em Maceté é citado no cinema, na música, nas  artes plásticas  e na literatura em diversos escritos, entre eles o clássico os Sertões, do escritor Euclides da Cunha, que trata da Guerra de Canudos. Para relembrar esta data histórica, e buscando o fortalecimento da memória histórica do povo sertanejo a Prefeitura de Quijingue e o coletivo Municipal de Jovens de Maceté, com apoio da Escola Franc

IV Cavalgada dos Amigos de Quijingue se consagra entre as maiores do Território do Sisal

Quijingue faz limite com os municípios de Euclides de Cunha, Tucano, Cansanção, Araci, Monte Santo e Banzaê. O acesso se dá através da BA 381 que é ligada a BR 116. Foi realizada na tarde de domingo, dia 11/01, a IV Cavalgada dos Amigos na cidade de Quijingue-BA, município localizado no Território do Sisal onde reuniu segundo a organização mais de 500 cavaleiros e amazonas de diversas cidades da região. Clemilton satisfeito pelo sucesso da IV edição e disse que já pensa na quinta. O evento criado pelo empresário Clemilton Cavalcanti natural da região mas que mora em São Paulo, foi realizado pela primeira vez em 2012 e a cada ano tem ganhado maior destaque, a novidade este ano foi a criação da Associação de Vaqueiros de Quijingue que contribuiu e muito para o sucesso da festa. De acordo com Clemilton conhecido por “Peixe”, a festa foi um grande sucesso e disse ter ficado satisfeito,” nossa região é muito sofrida pela estiagem que traz sempre muito prejuízo aos produtores,