Pular para o conteúdo principal

IV Cavalgada dos Amigos de Quijingue se consagra entre as maiores do Território do Sisal


Quijingue faz limite com os municípios de Euclides de Cunha, Tucano, Cansanção, Araci, Monte Santo e Banzaê. O acesso se dá através da BA 381 que é ligada a BR 116.


IV Cavalgada dos Amigos de Quijingue - des- foto- Raimundo Mascarenhas
Foi realizada na tarde de domingo, dia 11/01, a IV Cavalgada dos Amigos na cidade de Quijingue-BA, município localizado no Território do Sisal onde reuniu segundo a organização mais de 500 cavaleiros e amazonas de diversas cidades da região.
Clemilton satisfeito pelo sucesso da IV edição e disse que já pensa na quinta.
Clemilton satisfeito pelo sucesso da IV edição e disse que já pensa na quinta.
O evento criado pelo empresário Clemilton Cavalcanti natural da região mas que mora em São Paulo, foi realizado pela primeira vez em 2012 e a cada ano tem ganhado maior destaque, a novidade este ano foi a criação da Associação de Vaqueiros de Quijingue que contribuiu e muito para o sucesso da festa.
IV Cavalgada dos Amigos de Quijingue -5- foto- Raimundo Mascarenhas
De acordo com Clemilton conhecido por “Peixe”, a festa foi um grande sucesso e disse ter ficado satisfeito,” nossa região é muito sofrida pela estiagem que traz sempre muito prejuízo aos produtores, mas graças a Deus o ano passado fizemos a festa depois de uma boa chuva, esse ano a chuva foi ainda melhor, e só temos que comemorar, e a maior comemoração do sertanejo é festa que envolve cavalo, uma oportunidade de reencontrar os amigos e colocar o papo em dia” disse Peixe ao CN.
IV Cavalgada dos Amigos de Quijingue -6- foto- Raimundo Mascarenhas
Ele aproveitou para agradecer a comissão organizadora liderada por Cuia, Zé Grosso e Cosminho, a associação de vaqueiros, aos aboiadores que fizeram o trabalho no carro de som puxando a cavalgada, aos colaboradores que segundo ele não citou nomes porque a lista é muito grande, e a cada um que pegou seu animal para prestigiar a festa, receba seu abraço de agradecimento.
IV Cavalgada dos Amigos de Quijingue - 2- foto- Raimundo Mascarenhas
A festa também reuniu políticos de todos os partidos, antes do início da cavalgada foi pedido aos locutores que não privilegiasse a nenhum deles, que todos tivessem o mesmo tratamento e assim ocorreu, ou seja como dizia no cartaz da festa, 4ª Cavalgada dos Amigos de Quijingue e o evento esteve aberto para todos.
Percurso
IV Cavalgada dos Amigos de Quijingue - 1- foto- Raimundo Mascarenhas
A cavalgada teve inicio por volta das 16h percorrendo as principais ruas e avenidas do centro da cidade, como tradicionalmente acontece nesse tipo de evento depois do carro de som a rainha e princesas portando as bandeiras do Brasil, da Bahia e de Quijingue puxavam a grande fila. Após desfilar para o público da cidade seguiu rumo ao Povoado de Boa Vista do Zezé, distante cerca de 5 km, e que fica na mesma estrada que liga ao Município de Cansanção, ao chegar foi recebida com muito aplauso por parte dos moradores.
IV Cavalgada dos Amigos de Quijingue -3- foto- Raimundo Mascarenhas
Destino final da Cavalgada , Boa Vista do Zezé.
A comissão organizadora promoveu um bingo beneficente a um cidadão da comunidade que sofreu grave acidente no fim do mês de dezembro quando saiu de São Paulo com a mãe e o irmão, que acabaram morrendo, essa reportagem foi divulgada aqui no Calila Noticias. (VEJA O ÁLBUM DE FOTOS)
Após o bingo festa dançante com Fábio Oliveira, Ilder Santos e Sela Rasgada liderada por Zezinho Aboiador, o povoado ficou pequeno para a grande quantidade de pessoas que chegou de animal, carro ou moto.
F:Calila noticias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Linhas de ônibus Santana muda Horários

A Linha de Ônibus Santana que roda para o Município de Quijingue teve algumas mudanças de horários de sua linha,para saber mais informações entre em contato.

Maceté celebra os 121 anos do fogo do Viana

A comunidade de Maceté celebrou no último final de semana os 121 anos da passagem de Antonio Conselheiro e seus seguidores pelo povoado, localizado no município de Quijingue-BA, distante 333km de Salvador. Em 1893, nessa  pequena vila , ocorreu um dos primeiros conflitos entre Conselheiristas e Oficiais do Governo, que culminou na Guerra de Canudos e ficou conhecido como: "O Fogo de Maceté", ou "O fogo do Viana", como descrevem diversos autores que tratam do tema, é um dos acontecimentos mais importantes da história de Quijingue, da Bahia e do Brasil. O episódio em Maceté é citado no cinema, na música, nas  artes plásticas  e na literatura em diversos escritos, entre eles o clássico os Sertões, do escritor Euclides da Cunha, que trata da Guerra de Canudos. Para relembrar esta data histórica, e buscando o fortalecimento da memória histórica do povo sertanejo a Prefeitura de Quijingue e o coletivo Municipal de Jovens de Maceté, com apoio da Escola Franc